Estado de Mindfulness compreende estar intencionalmente atento ao momento presente, de forma aberta, gentil, curiosa e sem julgamentos.
Uma das principais causas de pessoas do mundo todo estarem tão exaustas na atualidade é que nosso cérebro está funcionando no modo Multitarefas, realizando várias funções simultaneamente.
Ao mesmo tempo que escovamos os dentes, procuramos a bolsa, checamos se a máquina terminou de bater a roupa, lembramos que temos que mandar parabéns pelo aniversário de alguém e de pegar o remédio na manipulação.
A quantidade de energia gasta quando fazemos várias coisas ao mesmo tempo é enorme, é como entrar em uma casa (nosso cérebro), acender várias lâmpadas e ligar vários aparelhos ao mesmo tempo, afinal nosso cérebro tem áreas específicas que são ativadas para diferentes funções.
Fomos incentivadas e aprendemos a nos orgulhar de dar conta de tudo isso, porém a neurociência já comprovou o quanto esse habito é nocivo para nossa saúde e ainda ineficaz, fazer uma coisa de cada vez, é muito mais saudável, alcança melhores resultados e nos deixa com mais energia.
Estado de Mindfulness compreende estar intencionalmente atento ao momento presente, de forma aberta, gentil, curiosa e sem julgamentos.
Mindfulness nos ensina a conhecer o funcionamento de nossa mente, aprendermos a lidar com ela e torna-la nossa maior aliada. Quando conseguimos vivenciar esse estado, fazemos escolhas conscientes e tomamos decisões assertivas, com menos reatividade e impulsividade.
A prática que é traduzida como atenção plena, ou estar concentrado no momento presente foi desenvolvida nos anos 80 por Jon Kabat-Zinn, fundador da Stress Reduction Clinic , após estudar a ciência das meditações budistas, separando seus aspectos religiosos e dogmáticos, criando exercícios de concentração e técnicas muito eficazes de meditação, com efeitos comprovados na diminuição dos estados de stress, ansiedade e depressão.
A Organização Mundial de Saúde (O.M.S) que define saúde como "estado de completo bem estar físico, mental e social e não a mera ausência de doenças" reconhece a eficácia da meditação, indicando a prática para melhoria da imunidade e da qualidade de vida, no Brasil já faz parte dos programas do S.U.S. de combate a ansiedade e obesidade, entre outras indicações, incorporado as Práticas Integrativas e Complementares.
Para acessar todos esses maravilhosos benefícios você só precisa do seu corpo e da sua respiração, pode começar lendo alguns livros sobre o assunto (como Atenção Plena para Iniciantes, de Jon Kabat-Zinn), assistir alguns vídeos (recomendo Tamara Russel e Ricardo Balsimelli).
Se precisar de ajuda para introduzir Mindfulness no seu cotidiano, agende um horário online para descobrirmos juntos qual é a maneira mais indicada para você.